segunda-feira, 13 de outubro de 2008

’Fantasmas fluorescentes’

mundo dos curiosos: ’Fantasmas fluorescentes’

Pilotos da aviação comercial e militar, que costumam navegar a dez quilômetros de altura, sempre relataram fenômenos misteriosos na alta atmosfera. Um deles é o das figuras fantasmagóricas que aparecem no céu, acima das nuvens, em noites de temporal. Essas formações luminosas são imensas e raramente são vistas do solo. A ciência as desconhecia, e descartava os relatos a seu respeito, até que os misteriosos "fantasmas fluorescentes" começaram a aparecer nas fotos feitas pelos satélites artificiais e foram observados também pelos astronautas.
Uma investigação foi feita, a partir do espaço, e hoje se sabe que os "anjos e duendes" luminosos, relatados pelos pilotos de avião, são descargas eletromagnéticas que ocorrem entre o topo das nuvens de temporal e a ionosfera, a camada eletrificada da atmosfera, que fica a 80 quilômetros de altura. Sempre que uma nuvem de temporal libera sua carga para o solo, através dos relâmpagos, ela provoca um ricochete para cima, trocando energias com a ionosfera. Como o ar lá em cima é rarefeito demais para conduzir uma descarga elétrica o resultado é um brilho fosforescente, como o que acontece dentro das lâmpadas fluorescentes.
A missão do satélite AIM mostra que um dos objetivos da Astronáutica é o estudo do nosso planeta, e das mudanças que estão acontecendo nele, provocadas ou não pela ação do Homem. Ela faz parte de um programa internacional de dois anos para o estudo das regiões polares. (JLC)

Um comentário:

  1. Interessante explicação, e profundamente cientifica! No entanto, demasiado redutora. Porque, na verdade, quer-me parececer que estamos aprendendo a olhar para o mundo, e para a vida, com olhos novos, o que de vez em quando pode ser, e é, surpreendente. A ponto de ser estranho. Será o caso?

    ResponderExcluir