quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Estranhos Cículos em Santa Catarina

clique nas imagens para ve-las em tamanho original
>
Aconteceu no dia 11/11/2008

estão apontando que os famosos círculos que aparecem nas plantações no Reino Unido surgiram em duas lavouras de Triticale no município de Ipuaçu – SC.

Ivo Luis relata que os estranhos círculos apareceram na lavoura catarinense na madrugada do dia 8 para o dia 9 de novembro de 2008. A circunferência destes círculos mede cerca de 19 metros, a notícia se espalhou rapidamente pelo município de Ipuaçu, onde muitos curiosos estão se dirigindo para o local para conferir de perto as estranhas figuras nos plantios.

No Brasil já ocorreu um caso de aparições de círculos em plantios. Foi no ano de 1996 em Guaratinguetá - SP, num charco a cem metros da Escola de Especialistas de Aeronáutica, próximo a Rodovia Dutra, onde foi encontrada uma circunferência simétrica com cinco metros de diâmetro, em uma área pantanosa. Este caso foi pesquisado pelo ufólogo Walter de Oliveira do Grupo UFOL, de Lorena - SP.



A vegetação encontrava-se dobrada no sentido horário e os filetes do capim não estavam quebrados, houve um crescimento repentino na borda do círculo, formando uma franja de aproximadamente trinta centímetros ao redor do círculo. Nos exames preliminares o Sr Valdinei José Paulino, agrônomo, descartou a hipótese de se tratar de uma formação natural. Após o fato foi construído um muro separando a área militar do aeroclube local, e o charco foi aterrado para a construção de uma estrada, descaracterizando o local onde surgiu a marca.



O agricultor Rovilho Biazzotto, 69 anos, dono de uma das propriedades onde as marcas apareceram, disse ter visto as manchas na tarde de domingo e pensado se tratar de uma brincadeira de crianças.


Depois percebeu que os círculos teriam formas bem definidas. “Acho que um homem não conseguiria fazer um trabalho desses”, afirmou. “Nunca vi isso antes. Derrubou todas as plantas e atingiu cerca de 300 metros quadrados”.

O radialista Ivo Luís, esteve no local e destacou que o que mais chama a atenção é que os dois círculos estão localizados a cerca de 25 metros do asfalto. “Não existem marcas ou qualquer rastro de pneu até o local onde estão as formas”, afirmou.



“Os círculos eram delimitados por uma faixa com plantas de pé, sem sinais de qualquer amassamento, seguidas por outra faixa de plantas amassadas, derrubadas de maneira uniforme e em sentido horário”, completou.


As estranhas marcas geométricas em plantações, também chamadas de agroglífos, ou “cículos ingleses”, foram registradas em áreas rurais da Inglaterra na década de 1980 e também em campos de trigo da Argentina.


Aproximadamente um metro de trigo intacto separa o círculo maior do menor
O final de semana em Ipuaçu, Santa Catarina, fui muito agitado. Algo inusitado surgiu em duas plantações da região. Os famosos agroglífos, muito conhecidos na Inglaterra por círculos ingleses. O primeiro a registrar o caso foi o agricultor Inézio Trentin, residente na comunidade de Toldo Velho, distante cinco quilômetros da cidade. O proprietário notou algo diferente em sua plantação de trigo no domingo, 09 de novembro.

Trentin observou em sua lavoura um círculo amassado envolto de aproximadamente um metro de trigo intacto, e outro círculo ainda maior ao redor do menor e com aproximadamente 19 m de diâmetro. O que mais chamou a atenção do agricultor foi que não havia nenhum rastro que pudesse indicar a passagem de pessoas, máquinas, veículos ou animais no local, porque toda a plantação em volta estava intocada.

“É muito estranho, como alguém chegaria até lá sem amassar nenhum pé de trigo? Eu e meu filho olhamos com calma, mas dificilmente alguém chegaria lá por terra, atravessando a lavoura sem fazer um grande estrago, já que o trigo é plantado bem próximo”, disse Trentin.



Sem saber ao certo o que havia acontecido em sua plantação, o proprietário foi até a Delegacia de Ipuaçu fazer um Boletim de Ocorrência, temendo que algum vândalo, mal intencionado tenha feito as marcas e que pudesse voltar e praticar algo pior. “A gente nunca sabe o que pode acontecer”, acrescentou, parecendo não acreditar que possa ter sido ação de seres extraterrestres, mas também não se convenceu de que um ser humano seja capaz de fazer algo tão perfeito. O segundo caso aconteceu na propriedade de Nilson Biazzotto. Um círculo com as mesmas proporções foi encontrado pelo agricultor quando se dirigia à lavoura com sua colheitadeira. O misterioso círculo fica em meio à plantação, a mais de 25 m da estrada. O agricultor contou que inicialmente achou ter sido obra de jovens, fazendo cavalo-de-pau em meio ao cultivo, mas um funcionário lhe chamou a atenção sobre a uniformidade do círculo.

veja mais sobre círculos estranhos em nosso link:

mundo dos curiosos: Circulos estranhos em plantações


assista reportagem no site: http://www.mundorecord.com.br/ (pesquisar: circulos estranhos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário